UMA VEZ VOCÊ, UMA VEZ EU - DIEGO MARTELLO #39








Livro: Uma vez você, uma vez eu
Autor: Diego Martello
Páginas: 181
TALENTOS DA LITERATURA BRASILEIRA

Sinopse: Uma provocativa viagem ao íntimo de cada um.

Marcos e Willian, pai e filho, tentam se reconciliar após anos de desentendimento. Em paralelo, Eva, mulher de Willian, quer a todo custo engravidar e não consegue, o que frusta o casal.

A partir da visão do interior de cada um, esses personagens terão de reconfigurar o modo de pensar para enfrentar os seus conflitos.
Nessa fase tão conturbada por todos, reflexões acompanham cada segundo da trajetória deles.

Narrada de forma surpreendente, provocativa e crítica, esta obra não tem a pretensão de apresentar soluções para os problemas enfrentados, mas sim, mostrar as armadilhas de nosso fluxo de consciência, para compreendermos que as soluções dos problemas dependem, muitas vezes, da forma como se lida com as ilusões, ou, ao contrário, como se enxerga verdadeiramente a realidade. 



Resenha: E vamos de parceria! Dessa vez, com o autor Diego Martello em seu primeiro livro: Uma vez você, uma vez eu.

"Uma vez você, uma vez eu" retrata a história de Willian, um jovem executivo em que sua vida é rodeada por dramas e tristezas: sua mãe morreu em um acidente de carro, sua esposa Eva não consegue engravidar de jeito nenhum, ocasionando períodos de estrese e desentendimentos entre o casal e seu desenvolvimento na carreira foi marcado ao sair da empresa de Marcos, seu pai. A partir daí, sua relação com o pai nunca mais foi a mesma.

Willian trabalhava na empresa de Marcos, a D&D. Ao cometer um pequeno
deslize brigando com seu pai na frente de todos, Willian recuou, saiu de empresa e nunca mais voltou a falar com Marcos. 

Sua vida começa a desequilibrar quando ele começa a se questionar sobre a vida, da sua perspectiva da mesma e ao saber por Eva que seu pai sofreu um pequeno acidente e estava impossibilitado de andar. Willian então, decide desfazer uma de suas escolhas: voltar a vê-lo.

Ao reencontrar Marcos, Willian começa a abrir seus sentimentos, começa a ver que a tristeza existe em sua vida, deixa seu inconsciente lhe mostrar uma caminho melhor, um caminho mais feliz, com um propósito e a retomar o rumo de sua vida e fazer o certo: tentar reconciliar suas antigas relações com Marcos e finalmente, enxergar o verdadeiro valor da vida.

"... Queria mudar minha vida, mas tinha medo de enfrentar o primeiro degrau que me levava à mudança. Não encarava a escada, mas sempre procurava saber onde ela estava para poder sentir que ainda tinha uma opção a escolher."   - Página 40.

Como vocês já devem ter percebido "Uma vez você, uma vez eu" é um livro maravilhoso, com vários conhecimentos e reflexões para levar conosco em todas as situações. Composto de apenas de 5 capítulos, ricos em quesito de qualidade, poemas (sim, poemas! Como não amar né?) e lições para a vida, é um livro em que é feito para ler com calma e absorver cada conhecimento, essencial também para a compreensão da história.

O que o livro nos passa é exatamente uma reconfiguração em nosso modo de pensar e agir, sermos mais abertos, perdoar e conversar mais.


"... O recomeço não é um ponto de início, e sim parte do caminho como um todo. Caminhamos, todos os dias, pelo mesmo gramado, porém não há nada de errado em aprender a caminhar de forma mais leve."   - Página 102.


Muitos leitores com absoluta certeza irão se relacionar com Willian e perceber que por mais que sua vida esteja um caos e o quão fácil seja cair e perder o rumo, com apoio de gente que nos ama, iremos encontrar a resposta dentro de nós mesmos. É um livro que super recomendo e que todos os leitores deveriam ler!

"  A mudança é certa, mesmo que tardia 
O medo é a falta de um guia 
Olhe só para a frente e nunca para trás
Tudo passará ao seu olhar"                        - Página 178


Postado por: Julia

Postar um comentário